segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Excelente Prog Venezuelano

Vem da Venezuela uma das minhas bandas preferidas dos últimos tempos: Témpano.
Na verdade minha história com os discos da banda se iniciou em meados dos anos 80, quando fui apresentado ao seu primeiro disco, ‘Atabal-Yémal’, de 1979, em uma loja especializada em raridades prog (mas como a PV já tá afetando a memória, eu não lembro que loja era). Não comprei o disco, o preço era meio absurdo, mas escutei o lado A inteiro na loja, gostei bastante e anotei o nome da banda e do disco. Uns dois anos depois minha querida amiga Alice me presenteou com uma fita (uma Basf 90, daquelas com etiqueta laranja, alguém se lembra?) recheada de sons desconhecidos e, no meio de tantas, duas músicas daquele mesmo disco. Peguei a fita e a usei como referência pra ver se achava os discos daquelas bandas. Quem disse que eu achei o tal disco?...Um pulo de alguns anos. Início dos anos 90; eu estava na Venezuela, a trabalho, e num dia de folga, passeando pela cidade com outros amigos de trabalho, encontramos uma daquelas lojas de discos liquidando seus LPs (o CD estava começando a entrar com força no mercado) e lá fizemos a festa. Eu já nem lembrava da existência do Témpano, mas lá encontrei o ‘Atabal-Yémal’ lacrado e esquecido (acho que o dono da loja nem sabia do que se tratava); rolou um flashback muito mais rápido do que os do Lost; agarrei o disco, ninguém tasca, eu vi primeiro. A situação ficou ainda melhor quando o cara em vez de cobrar por cada disco, resolveu cobrar pelo ‘lote’ que estávamos levando, tipo feira, entende? Olhamos um pra cara do outro, com um sorriso que ia até a nuca. Sem sacanagem, foram uns 100 discos a um valor equivalente a algo em torno de uns R$ 50,00! Só não levamos mais porque a loja nem era assim tão boa... No final das contas, esse LP teve o mesmo destino que muitos outros da minha coleção, virou fumaça, literalmente, e só de lembrar dessa história o sangue me sobe à cabeça...Mas nada como a internet, com seus zilhões de discos que eram raridades e agora aparecem pulando nos nossos colos, pedindo para serem baixados. Vocês sabem como é... hehehe Acabei conseguindo não só o ‘Atabal-Yémal’ como também todos os outros discos relevantes da banda (os discos que lançaram nos anos 80 são meio que renegados pela própria banda – ‘um período mais comercial e com outra proposta $onora’, ou qualquer coisa do tipo) e agora os reuni aqui pra vocês, cada um melhor que o outro, onde demonstram toda a sua classe e experiência, com influência de todas as vertentes do prog, apresentada de forma magistral e autêntica.Digno de nota é que a banda, que sofreu várias alterações nos anos 80, voltou com todos os membros originais em 1998, ou seja, a mesma banda de 20 anos atrás! São eles: Pedro Castillo (vocais e guitarras), Giuglio Cesare Della Noce (teclados), Miguel Angel Echevarreneta (baixo) e Gerardo Ubieda (bateria). Em 1999 lançaram o ótimo ‘Childhood’s End’ e em 2002 ‘The Agony And The Ecstasy’, que eu considero uma obra-prima do rock progressivo contemporâneo. Neste ano, depois de seis anos sem lançar um disco, a banda disponibilizou para download grátis o álbum ‘Selective Memory’, recheado de faixas raras, outras que foram lançadas em compilações (como em alguns dos álbuns conceituais que eu já postei aqui) e também versões refeitas de outras músicas.
Vamos lá, os links estão aí embaixo, o campo para comentários também.

ProgArchives
Wikipedia
Site Oficial 1
Site Oficial 2
MySpace

Links (2,79kb) – Sharebee

10 comentários:

José Miranda disse...

Grande Maddy,

Esta magnífica introdução aguçou-me o "apetite". Agora não, pois estou a trabalhar, mas logo quando chegar a casa, o meu PC até vai fazer fumo a descarregar estas (de certeza) maravilhas.

Abraços

José Miranda

Anônimo disse...

Valeu, obrigado por de add ao seu blog.
Abraços.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Graaaande Miranda!
Se não conheces o Témpano, então prepare-se para se viciar, meu caro...rsrsrs
. Faaala, Pirata!
Tranks, meu camarada, nada mais justo, aliás. Boa sorte com toda a organização do encontro de malucos.
Abraços.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

LOBO

Falaê Grande Marcello, é o lobo, é o lobo... rsss.

Como esta vc. VEIÓ!! Espero que estejas bem. Cara, roqueiro é tudo igual, as histórias são sempre semelhantes, rsss. Vc. me fez lembrar de um fato ocorrido comigo, por volta de 1997 eu estava ministrando aulas em São Luis-MA, no final de semana, aproveitei no inicio da noite e fui num shopping (não lembro o nome) e enteri numa loja da AKY DISCOS e estava um monte de CDs em promoção (R$ 5,00 cada), cara fiz a festa, consegui simplemente os 3 primeiros do PFM importados, foi uma farra.
Bem, mas com toda essa história sobre essa banda Tempano, me abriu os ouvidos para baixar os disc.

Caro amigo (acho que posso chama-lo assim, afinal roqueiro que se preza sempre chama os seus pares de amigo), se vc. tiver links para uma banda canadense FM, que ouvi há muito atras, gostaria que se possivel me informe, agradeço antecipadamente.

Amigo fico por aqui, com saudações ensolaradas de PE/PB.

Lobo (o verdadeiro)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Falaê, El Lobo!
Cara, cortei os códigos e colei a mensagem, OK? Daqui pra frente fica tranks.
Sobre o FM, acho que tenho todos, mas agora só quando eu voltar de férias, em Outubro. Se você puder esperar...
Acho que todos nós, malucos por música, devemos ter umas histórias desse tipo, é inevitável... rsrsrsrsrs
E, meu amigo, Témpano é bom pra carái, baixe logo! rsrsrs
Grande abraço!
ML

Noslen ed azuos disse...

Prog Venezuelano, tô nessa, vou baixar.

É meu blog mudou de nome, digamos que ele esta se transformando ‘apoena’: ‘apoen’: ‘poeme-se’.
Voltei de férias já faz um tempo, consequentemente fiquei com coisas pendentes que estou colocando em ordem...mais tenho um post quentinho, que devo estar postando mais tardar na quinta-feira, espero você lá.

Abração
ns

Anônimo disse...

LOBO:

Falaê Grande Marcello, ok pelo códigos. Dá para esperar VEIÓ vc. voltar das férias. Curta-as bem, tome muito sol, acho que aqui no hemisferio sul o frio ta indo embora, e descanse.

abraços

Lobo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Noslen, meu amigo, você vai viajar e delirar muito com o Témpano, sonzeira total!
Beleza, enquanto você não muda o nome do blog para Apoeme-se ou es-emeopapoen-se (rsrsrsrsrs) vou trocar o nome na minha lista.
Estou esperando por novidades.
Aquele abraço.
. El Gran Lobo El Lobo,
nessas férias pretendo tudo, menos descansar, talvez só na última semana. Vou viajar direto, meio que uma lua de mel adiantada, se é que você me entende... rsrsrsrsrsrs
Abração, véio!
Valeu!

Anônimo disse...

Eu comprei o Atabal-Yémal reeditado pela Rock Symphony e é realmente um ótimo disco, baixarei os outros pra conhecer o resto do trabalho da banda :)

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaala, Diegão!
Véi, se prepare para chapar! rsrs O The Agony And The Ecstasy fica ali, cabeça com cabeça, com vários clássicos do prog, sensacional.
Abração.
ML