quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Gigante Gentil

Das bandas seminais do rock progressivo, talvez o Gentle Giant tenha sido a que foi mais a fundo nas misturas de influências e nas mais variadas pesquisas e experimentações de ritmos, instrumentação e timbres de instrumentos, arranjos vocais e instrumentais. Qual outra banda conseguiu misturar música clássica, barroca, medieval, folk, rock, pop, jazz, funk e muitos outros ritmos em harmonia tão perfeita e de forma tão própria quanto eles? E isso sem falar no senso de humor bastante peculiar... Por conta disso tudo, eles se transformaram em grande influência e inspiração para várias bandas depois deles, porém tinham tanta originalidade, autenticidade e personalidade que até hoje talvez seja a única dessas bandas seminais a não ter uma banda-clone ou subprodutos caricatos, como acontece com Yes, Genesis e Pink Floyd, entre várias.
Formada no final da década de 60 pelos irmãos Shulman, Ray, Derek e Phillip, e também por Gary Green, Kerry Minnear e Martin Smith, durante todo o seu tempo de atividade só tiveram uma baixa, quando Phil Shulman deixou a banda em 1972, e mudanças de bateristas, já que Martin Smith deixou a banda em 1971, sendo substituído provisoriamente por Malcolm Mortimore, até 1972, quando John Weathers assumiu definitivamente as baquetas. Uma particularidade do Gentle Giant é que todos os membros são multi-instrumentistas; as trocas de instrumentos em palco eram constantes e faziam parte do roteiro de suas apresentações.
De 1970, com seu auto-intitulado primeiro disco, até 1980 com ‘Civilian’, lançaram um total de doze discos considerados ‘oficiais’, entre eles algumas verdadeiras obras-primas e pedras fundamentais do rock progressivo. Com o passar do tempo sua música evoluiu, se metamorfoseou e chegou ao ápice em ‘Free Hand’, o último registro realmente genial deles. Sem contar o ao vivo ‘Playing The Fool’, os quatro últimos discos são os mais fracos de sua discografia , ainda assim todos esses têm seus bons momentos, também.
Após ‘Civilian’ a banda se dissolveu e nunca mais voltou a se reunir – uma atitude de certa forma louvável, que ajudou a formar essa aura mítica, conforme os vemos hoje, através dos tempos, como eles eram verdadeiramente e não como uma tentativa de reviver uma glória passada numa reunião jurássica, capenga e com músicos que não fizeram parte dos originais, mas isso é um outro assunto...Estou disponibilizando aqui a discografia oficial completa. Alguns discos foram ripados dos meus CDs e destes incluí os encartes; os outros eu peguei de alguns blogs (mais provavelmente do Sakalli) e incluí o que encontrei de suas capas e encartes. Gentle Giant é uma das minhas bandas preferidas, talvez a de muita gente também, e é relativamente fácil encontrar seus discos em zilhares de blogs, torrents, etc, assim como vários outros discos considerados ‘não-oficiais’, mas como nunca os encontrei todos no mesmo lugar e com qualidade de áudio um pouco melhor (normalmente em 192k), resolvi fazer essa postagem pra galera baixar e se deliciar.Pra finalizar, transcrevo aqui uma declaração quase anedótica de Ozzy Osbourne, que encontrei no site do Gentle Giant:
"We have no option but to listen to Tool morning, noon and fuckin' night, it's Tool this, Tool that! You know, it's really funny. The other night my son said to me, "I went to see Tool last night, Dad, and saw this great band who opened for them, a band called King Crimson." I said, "Oh yeah, I've heard of them." I was like, if you like King Crimson, you probably want to listen to Yes, then you might want to listen to a band called Gentle Giant. He says, "Really?" And he comes back to me the next day and he says, "I got a chance to listen to the Gentle Giant album. It's fucking great music. How did you know about them?" Oh, I've only been around for fucking 35 years. "
Quem quiser mais informações pode acessar o ProgArchives, o Site Oficial ou a Wikipedia.

Links (3,71kb) – Sharebee

19 comentários:

José Miranda disse...

Grande post.

Estes conheço bem desde os anos de 1970. Tenho-os em vinyl, CD e MP3 e aconselho vivamente, principalmente os 5 primeiros que acho muito bons.

Abraços

José Miranda

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaande Miranda!
Acho que todo mundo deve ter esses discos... Mas a intenção é excelente, não acha? rsrsrs
Aonselhas os 5 primeiros; o Free Hand não?!!
Abração!
ML

Anônimo disse...

LOBO:

Falaê grande Marcello, que beleza de post, neste voce se superou, esse é dos Grandes, esses experiementaram os sons mais malucos possíveis e impossíveis.

Muito bom Veió, parabens pelo post, colocou alguma novidade dos sons dos caras???

Abraços

Lobo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Não-É-O-Lobo,
mais algumas tentativas e talvez você consiga...
Não tem novidades, nem faixas extras. É a discografia oficial, completa.
Valeu!
ML

Anônimo disse...

LOBO:

Falaê Grande Marcello, sou eu mesmo meu VEIÓ, é o lobo, é o lobo...... rssss.

Meu VEIÓ, tem uma foto tua junto com o Ser da Noite e Sr. Edson -Gravetos e Berlotas, no blog do ser da noite que tá hilária, a "montagem" ficou ótima, a cara do Edson tá um XIBUNGO (coisa de baiano)muito doido. RSSSSSS.

Mas volando ao sério (essa é ótima), esse post do GG é para arrebentar, tenho todos, mas como tu diz, foi uma dureza conseguir reunir todos os disc. Valeu pelo post.

Saudações ensolaradas de PE/PB.

Lobo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Não-É-O-Lobo,
pensa que me engana...

Franck disse...

Grande Marcello!!!!
Que buen post este homenaje a los maestros Gentle Giant. Tienes toda la razón, son una banda de culto para los que disfrutamos del progresivo, para mí son una de las bandas más originales que he oido, me encanta el Octopus aunque para ser sincero me gusta la mayoría de sus discos...
Con respecto a la banda que te prometí recomendar, no se si tal vez ya los escuchaste, a Happy the Man. Ellos tienen entre sus influencias a Gentle Giant,Yes y otras bandas, pero la música que hacen es tan personal y de gran calidad que uno los oye y termina admirando su música. Cuesta encontrar sus discos, pero el primer disco está posteado en Sakalli(Happy the Man-Happy the Man), de verdad te los recomiendo si no los has escuchado...
Como siempre te mando saludos afectuosos

http://sakalli.blog.hr/2008/01/1624142790/happy-the-man-happy-the-man-1977-256.html

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaande Franck!
De todos os discos do Gentle Giant eu tenho uma maior preferência por 3 (Acquiring The Taste, Octopus e Free Hand), mas gosto muito de todos os outros, com exceção de Missing Piece e Giant For A Day, os dois mais fracos, mesmo tendo algumas músicas realmente muito boas.
Eu conheço e gosto muito do Happy The Man, já pensei em postar seus discos por aqui, mas não tenho todos eles. Por outros lado, acho que deve ser fácil de encontrar os que eu tenho, por isso nunca os postei aqui.
É realmente uma banda excelente, tão influenciada pelo prog inglês que nem parece ser americana.
Um grande abraço.
ML

Anônimo disse...

1º Com certza minha banda favorita de longe, é só olhar meu canal do youtube ou o www.progshinevideos.wordpress.com eu ripei um monte de vídeos deles do meu DVD :P

2º o Ozzy é uma figura rsrs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaala, Diego!
Ri muito com essa declaração do Ozzy. rsrsrs
Valeu!
ML

Roderick Verden disse...

Minha saga com o Gentle Giant começou nos anos 70, quando a Rádio Cultura, de Belo Horizonte, tocava músicas do disco ao vivo. O locutor chegava a dizer que não existia conjunto melhor, mas eu estranhei, não gostei do GG. Em 1979, quando trabalhava em uma loja de discos,eu estava em outro cômodo da loja, um colega de serviço começou a passar um disco para um cliente: gostei de mais das músicas, cheguei a achar que era Genesis, mas como, se eu conhecia todo o repertório do grupo? Peter Gabriel solo também não era... Era o Gentle Giant, "Missing Piece" e "Giant for a day". O cliente não levou, porém, comprei os discos na hora. Hoje, tenho todos os de estúdio. E os dois citados nao chegam aos pés dos anteriores. O que eu penso que deixa a desejar é o último... Meus preferidos são: "Acquering the Taste", "Three Friends" e empatados o primeiro e o "In a Glass House".
Penso também que o "Power and Glory" poderia ser melhor. É um disco muito curto e a última faixa não passa de uma repetição da primeira, se bem que com arranjos e andamento diferentes.
Abraço

Edson d'Aquino disse...

Bem...essa aí...não dá nem pra competir. A melhor banda prog de todos os tempos, disparadaço!!!!! Gosto de tudo, até do 'Civilian'!!!
Nunca é demais postar Gentle Giant. Porque esses putos não fazem um tour de reuniâo? E que dêem uma passada pelo Rio!
Boas férias, irmãoSinho!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

. Graaaaande Roderick!
Andas sumido, meu camarada!
Pois é, cada um de nós tem uma história com o Gentle Giant e talvez, também, muitos tenham estranhado o som deles na primeira veze em que escutou - aconteceu assim comigo também -, mas é impossível não se render a tanta qualidade. Até hoje em dia eu gosto muito de todos os discos, é um vício que não quero perder! rsrsrs
. Faaaala, El Berlotón!
Cara, gosto mais do Civilian do que o Giant For A Day, por exemplo. O Civilian talvez seja o disco mais diferente na carreira deles, com uma maior aproximação com o rock, talvez por pressão da gravadora, sei lá, mas tem umas músicas ótimas (All Through The Night, Heroes, It's Not Imagination, I Am A Camera...); o engraçado é que, para a época, os timbres dos instrumentos e técnicas de gravação eram as mais modernas, porém é o disco deles que mais soa datado, você também acha isso?
Eu não gostaria de ver uma reunião deles, ia soar forçado demais.
Abração pros amigos.
Valeu!
ML

woody disse...

E aí master dos progs!
Cara, o Giant é um dos meus favoritos no estilo, já tenho tudo e mais um pouco dos caras. Tem algo de especial (bootlegs, promo...) aí na sua postagem ou só os clássico?
Pena que nunca mais, com tantos reviveres por aí, bem que eles podiam reaparecer, ainda que só para uns shows ou disco.

Abraço,
WOODY

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaande Woody!
Eu lembro que na época do Delirium Dust você nos mandou uma contribuição, se não me engano um bootleg chamado The Last Steps.
Na postagem estão só aqueles da discografia oficial e mais nada, mas todos eles ripados em bitrate alto, com capas e encartes completos (pelo menos os meus estão completos...).
Já que você tem tantas coisas do GG, por que não faz uma postagem com isso? Aposto que uma tremenda galera vai chapar! rsrsrs
Apoio totalmente uma reunião, mas com um único porém: que venha com um disco de inéditas, e das boas! rsrsrsrs Por que já cansei de ver essas reuniões de velhinhos tentando recriar uma magia esquecida, na maioria das vezes é decepcionante - o Yes agora vai fazer uma turnê pra comemorar os 40 anos da banda, mas sem o Jon Anderson!!! Não consigo entender ese tipo de coisa...
Valeu, meu camarada, um abração!
ML

Edson d'Aquino disse...

Realmente, irmãoSinho, o 'Civilian' soa bem datado pois, por força da gravadora, foram obrigados a aproximar a sonoridade da banda do punk, veja só!!!, para poder vender. Só muito tempo depois essa aproximação foi feita com êxito, mas por outra banda, a Cardiacs e, mais recentemente, meus adorados The Mars Volta. Aliás, isto tá me dando uma puta idéia...
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaala, hombre!
Apesar de tudo, algumas músicas do Civilian são muito boas, prefiro ele ao Giant For A Day, por exemplo.
Quero saber que idéias são essas... rsrsrs
Abração!
ML

Jack disse...

A melhor banda de prog da história!!!!
Não tenho um álbum preferido, mas concordo que o "Civilian" e o "Giant For A Day" são os "menos" melhores... (gosto muito até do "Mising Piece"que é muito malhado pela crítica)
Os caras eram DEMAIS!!!!
Tenho tudo deles (o que eu consegui, inclusive o box "Under Construction" e dezenas de vídeos), em LP e CDs (todos os oficiais e bootlegs)...
É a minha PAIXÃO!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaala, Jack!
Cara, nunca consegui eleger 'A Melhor Banda', são tantas tão boas e tão diferentes que acabam ocupando o mesmo espaço no Olimpo, mas o GG, com toda a certeza, está lá, junto com várias outras (Rush, Pink Floyd, Genesis, Led Zeppelin, Black Sabbath, King Crimson, Radiohead, Grobschnitt...).
Além desses discos que postei eu tneho alguns outros, mas tudo em mp3, por isso optei em postar somente a discog oficial.
Valeu a visita, volte sempre!
Um abraço.
ML

P.S.: O engraçado é que eu me amarro muito no Civilian... rsrsrsrsrs